Madre Tecla Relucenti (1704-1769)
La nascita
Tecla Antonia Emidia nasceu em Ascoli Piceno dia 23 de setembro de 1704
O Batismo
Foi batizada no mesmo dia no Batistério da Catedral – sua paróquia – por Padre Domenico Damiani; a madrinha foi a Senhora Maria Diana Carozi.
A Crisma e a Primeira Comunhão
Il 21 Maggio 1709 ricevette il sacramento della Cresima e, come era consuetudine la prima Comunione da Sua Eccellenza Mons. Giovanni Jacobo Bonaventura. Le fu madrina Zita Cecilia Morganti.
A Família
Tecla era a segunda filha de Nicola Relucenti e Anna Bicondini. Foi precedida por Maria Francisca.
Depois seguiram: Giuseppe Emidio que seguiu o caminho sacerdotal, Domenico Bartolomeo que se tornou religioso na Ordem dos Domenicanos e Rosa Felicia que preferiu o casamento.
A primeira lembrança de Tecla
Em Ancarano, as famílias Relucenti e Marcucci tinham sítios com casas perto, onde muitas vezes se encontravam.
As primeiras relações de Tecla com Francisco Antonio
Mons. Francisco Antonio Marcucci, afirma que desde a infância tinha escutado falar muito bem de Tecla: recebia com devoção os santos Sacramentos e amava Maria Imaculada.
Primeira missão em Appignano de Francisco Antonio
Aos 20 anos, Francisco Antonio recebeu do Bispo a permissão de anunciar o Reino de Deus ao povo na sua primeira missão em Appignano.
Na casa de Tecla se veste de Missionário
Mesmo que era contrária ao anúncio do Reino ao povo com assim jovem idade, Tecla permitiu ao Marcucci de poder vestir a roupa de missionário na sua casa.
Retorno da sua primeira missão
Terminou a missão cedo da noite e Francisco Antonio encaminhou-se para Ascoli e foi direto na casa de Tecla para deixar as suas roupas de missionário.
Tecla desencoraja Francisco Antonio
Quando Francisco Antonio recebeu de Deus a intuição de fundar a Congregação, pensou logo em Tecla como sua colaboradora, mas ela decididamente foi contrária.
Tecla confia no Marcucci
Depois de mais ou menos um ano e meio, Tecla sentiu-se fortemente inspirada em pôr-se sob a direção espiritual do jovem Marcucci. Ele era já diácono e aceitou ela por filha espiritual.
A amizade espiritual
Em 1739, em ocasião da missão em Monteprandone, Tecla emprestou ao Fundador o suo Crucifixo que depois ela o levarà na Congregação.
O milagre de Santo Antonio
Fraco pelo esforço do anúncio do Reino nas muitas missões, Francisco Antonio acusou fortíssimas dores reumáticas. Dia 13 de junho, Tecla o aconselhou de levantar-se quando passava a procissão de Santo Antonio. Assim ele fez e ficou curado.
Uma amiga de Tecla para a nova Congregação
Tecla já era apaixonada pelo ideal do Marcucci, por isso apresentou ao Fundador uma nova candidata, provavelmente uma sua amiga, Dionisia Paci de Ascoli.
Os preparativos para a fundação
Depois de receber o via do Bispo, dia 23 de novembro de 1744 para a abertura da Congregação, as primeiras irmãs se encontraram na casa de Tecla para preparar-se ao evento.
O início da Congregação
Dia 08 de dezembro de 1744 Tecla, com as suas companheiras, vestidas com o abito das Pias Operárias da Imaculada Conceição, foram acolhidas e abençoadas pelo Fundador na Igreja dos santos Vincenzo e Anastácio.
A entrada na nova morada
As primeiras quatro irmãs entraram na nova casa e o Fundador entregou as chaves á Madre Tecla.
Tecla primeira superiora
O Fundador, em nome do Bispo, nomeou Madre Tecla superiora em vida da nova Congregação.
O exemplo de Madre Tecla
O sacerdote Marcucci colocou todas a suas energias de mente e de coração para preparar as irmãs em se tornarem professoras. Madre Tecla se submeteu contente ao estudo, dando exemplo ás co-irmãs mais jovens.
A abertura da Pia Escola
Dia 06 de março de 1745 abria-se com grande fervor de caridade e alegria de espírito a primeira escola feminina da cidade.
As exortações do domingo
Dia 14 de março de 1745 teve início a catequese no domingo para todas as alunas e as mulheres da cidade que gostariam de participar. O Fundador confiou este empenho á Madre Tecla.
A profissão de Madre Tecla
Dia 14 de dezembro de 1746 Madre Tecla e Giacoma Aloisi fizeram a profissão religiosa nas mãos do Fundador.
Fórmula autografada da profissão
Testo rezado por Madre Tecla em ocasião da sua profissão de pobreza, castidade e obediência e de ficar perpetuamente na Congregação, assinado também pelo Fundador, pelos testemunhos e pelo público notaio.
A Academia da Imaculada Conceição
Para incentivar a formação cultural das irmãs, o Fondador instituiu dia 30 de setembro de 1747, a Academia da Imaculada Conceição e elegeu Madre Tecla Superiora da Academia.
Sustentamento das primeiras irmãs
As irmãs viviam das rendas de alguns terrrenos, dos trabalhos das próprias mãos e de esmolas.
Os esercícios espirituais
No ano de 1758 as irmãs começaram a oferecer ás alunas que se preparavam á primeira Comunhão, dez dias de esercícios espirituais.
A morte de Madre Tecla
Dia 11 de junho de 1769 ás 09:00 horas da manhã Madre Tecla voltava á casa do Pai, assistida pelo Fundador e pelas co-irmãs que muito a amavam.
As últimas recomendações
As últimas recomendações de Madre Tecla transcritas pelo Fundador.
Junto á Imaculada
No céu Madre Tecla e o Fundador louvam e pedem graças por nós.